Mundo

Fábrica de fertilizantes que explodiu no Texas foi multada em 2012

Explosão aconteceu após incêndio na fábrica

Agência France-Presse
postado em 18/04/2013 22:27
A fábrica de fertilizantes do Texas (centro-sul dos EUA) destruída por uma forte explosão que pode ter deixado mais de 15 mortos foi multada pelo governo americano em 2012, por problemas no transporte de materiais perigosos, de acordo com documentos aos quais a AFP teve acesso nesta quinta-feira.

A explosão na West Fertilizer Company na quarta-feira aconteceu depois de um incêndio na fábrica, que teria grandes quantidades de amoníaco potencialmente volátil. No acidente, dezenas de casas foram destruídas na cidade de West.

Em 2012, a companhia foi multada em 10.100 dólares pela Administração de Segurança de Oleodutos e Materiais Perigosos (PHMSA, na sigla em inglês) por identificação errada dos tanques de carga e por "falhar no desenvolvimento e na adesão a um plano de segurança" para transportar uma grande quantidade de amoníaco anidro, conforme uma cópia da citação obtida pela AFP.


A companhia conseguiu um acordo com os agentes reguladores e acabou pagando uma multa de 5.250 dólares, comprovam os documentos.

As violações estavam relacionadas ao transporte de amoníaco anidro (sem água), e não a seu armazenamento na própria fábrica, que explodiu cerca de uma hora depois de um incêndio na quarta-feira à noite.

Em 2006, a Comissão do Texas sobre Qualidade Ambiental fez uma "investigação por uma queixa de odores" na planta e emitiu um aviso, afirmando que estava operando sem autorização, mas a questão foi resolvida posteriormente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação