Mundo

Turquia está descontente com declaração de secretário americano

John Kerry recomendou que Tayyip Erdogan adiasse sua visita a Gaza num "momento crítico" para o futuro do processo de paz no Oriente Médio

Agência France-Presse
postado em 22/04/2013 13:56
Secretário de Estado americano John Kerry
Ancara
- O vice-primeiro-ministro e porta-voz do governo turco, Bulent Arinç, afirmou nesta segunda-feira (22/4) ser "diplomaticamente incorreta" a declaração do secretário de Estado americano, John Kerry, que, no domingo (21/4), pediu ao primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan que adie sua visita prevista a Gaza. "Nosso governo é quem decide onde e quando nosso primeiro-ministro ou um dirigente turco vai", declarou Arinç à imprensa.

Na véspera, Kerry recomendou que Tayyip Erdogan adiasse sua visita a Gaza num "momento crítico" para o futuro do processo de paz no Oriente Médio. Um dia depois de uma reunião, em Istambul, dos países do grupo Amigos da Síria, Kerry tentou retomar as discussões de paz entre Israel e os palestinos, paralisadas há anos.



[SAIBAMAIS]Durante um encontro com o premier turco, que deseja tornar um interlocutor indispensável na região, o chefe da diplomacia americana quis reduzir a tensão entre os palestinos causada pela visita do mesmo à Faixa de Gaza, prevista para maio. Sua presença na região, governada pelo movimento islamita Hamas, não agrada ao presidente palestino, Mahmud Abbas, chefe da facção rival Fatah, que considera que a mesma irá avivar a divisão entre os palestinos.

Após uma reunião com Erdogan, Kerry indicou que lhe havia sugerido, com insistência, que adiasse seus planos. "Acreditamos, verdadeiramente, que seria melhor o adiamento, por diferentes motivos. Acreditamos que o momento seja especialmente crítico, que seria mais proveitoso aguardar as circunstâncias adequadas", disse.

A recomendação do secretário de Estado irritou o Hamas, e seu porta-voz, Sami Abu Zuhri, acusou Kerry e Abbas de quererem "manter o bloqueio a Gaza". Após vários adiamentos, Erdogan confirmou, no começo do mês, sua intenção de visitar Gaza, a fim de "ajudar a levantar o embargo e o bloqueio" decretados por Israel contra a região.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação