Mundo

Índia pede que China retire tropas de uma região do Himalaia

Segundo autoridades indiana, dezenas de militares chineses montaram um acampamento em uma zona recôndita de Ladakh, reivindicada pela Índia

Agência France-Presse
postado em 23/04/2013 10:13
Nova Delhi - O ministério das Relações Exteriores indiano anunciou nesta terça-feira (23/4) que pediu à China que retire suas tropas de uma região do Himalaia reivindicada por Nova Délhi na qual teriam entrado, uma acusação desmentida por Pequim.

[SAIBAMAIS]"Pedimos à China que mantenha o status quo neste setor (da fronteira ocidental)", declarou o porta-voz do ministério, Syed Akbarudin, em uma coletiva de imprensa. "Com isso me refiro ao status quo anterior a este incidente". Segundo este porta-voz, o embaixador da China na Índia foi convocado e os comandos militares dos dois países permanecem em contato para resolver este incidente.



Uma fonte governamental indiana afirmou no sábado que dezenas de militares chineses montaram um acampamento em uma zona recôndita de Ladakh, reivindicada pela Índia, na qual o traçado da fronteira é motivo de disputa entre os dois países. Os soldados do exército popular de libertação chinês entraram na parte do território reivindicada pela Índia e montaram um acampamento na noite de 15 de abril, acrescentou a fonte.

A China disse na segunda-feira (22/3) que tudo era uma especulação. "Nossas tropas patrulham do lado chinês da linha de controle atual (LAC) e nunca violaram esta linha", declarou a porta-voz da diplomacia chinesa, Hua Chunying.

Em 1993 e 1996 os dois gigantes asiáticos assinaram acordos para manter a paz nesta zona.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação