Mundo

Grupo Farc lança quatro propostas para reformar o Estado colombiano

A guerrilha pretende reformar o Estado "com o objetivo de garantir conteúdos e as formulações de políticas públicas em benefício da sociedade"

Agência France-Presse
postado em 24/04/2013 13:39
Havana - A guerrilha comunista das Farc lançou nesta quarta-feira (24/4) quatro "propostas mínimas" para reformar o Estado colombiano, que incluem o fim das políticas neoliberais e a convocação de uma assembleia constituinte, no âmbito das negociações de paz em Havana.

As outras duas propostas mínimas são uma reforma fiscal e assegurar a participação política dos camponeses, disse o chefe negociador das Farc, Iván Márquez, em sua chegada ao Palácio das Convenções de Havana, sede do diálogo com a delegação do governo liderada por Humberto de la Calle.



[SAIBAMAIS]A guerrilha pretende reformar o Estado "com o objetivo de garantir conteúdos e as formulações de políticas públicas em benefício da sociedade", disse Márquez. "Isto implica desneoliberalizar e desprivatizar o Estado para colocá-lo a serviço da soberania nacional, da transformação democrática e do desenvolvimento do campo", afirmou.

Márquez indicou que também se deve avançar na "transformação democrática do campo", para a qual é preciso "facilitar a participação ativa de comunidades rurais, indígenas e afrodescendentes". A guerrilha também propôs uma reforma fiscal e a convocação a uma "assembleia nacional constituinte" que dote a Colômbia de uma nova carta magna.

"Este compêndio (de propostas) foi construído reunindo as iniciativas mais sinceras expressadas por organizações populares e com elas procuramos assentar as bases para a dignificação das comunidades rurais", disse Márquez, número dois das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Estas quatro propostas se somam a outra centena de medidas que a guerrilha apresentou durante as negociações de paz, iniciadas em 19 de novembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação