Mundo

Novo presidente chinês acaba com privilégios para militares no trânsito

As patentes militares dão acesso a privilégios como combustível gratuito, imunidade nos excessos de velocidade ou ao desrespeito dos semáforos

Agência France-Presse
postado em 29/04/2013 07:28
Pequim - A China vai acabar com os privilégios dos carros com patentes militares, após vários casos de abusos nas estradas, informa a imprensa oficial.

Os proprietários dos veículos - geralmente carros de luxo e de aspecto nada militar - têm até terça-feira (30/4) para mudar as patentes e registrar os automóveis em um novo sistema que pretende combater a corrupção.

As patentes militares, algumas delas revendidas no mercado negro, dão acesso a privilégios nas estradas chinesas, como combustível gratuito, avenidas ou estacionamentos, imunidade nos excessos de velocidade ou ao desrespeito dos semáforos.



A nova diretriz proíbe que veículos da marca Jaguar, Mercedes-Benz, BMW e Porsche utilizem patentes militares. A lista também inclui os utilitários de marca Land Rover, Porsche e Audi.

O novo presidente chinês, Xi Jinping, afirmou que terá como prioridade o combate ao "hedonismo e aos modos de vida ociosos". Ele disse que a corrupção ameaça "matar" o Partido Comunista.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação