Mundo

União Europeia e Irã voltarão a discutir questão nuclear em 15 de maio

A última reunião não registrou avanços nas negociações

Agência France-Presse
postado em 02/05/2013 19:46
Bruxelas - A chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, se reunirá com o negociador iraniano Said Jalili no dia 15 de maio em Istambul para tentar obter um avanço nas negociações sobre o polêmico programa nuclear iraniano, indicaram nesta quinta-feira (2/5) fontes europeias.

O Irã não confirmou oficialmente esta data. Uma fonte ligada às negociações indicou à rede de televisão iraniana Al-Alam que Ashton e Jalili tinham mantido contato, mas que a data do encontro não havia sido decidida.

A última reunião, realizada nos dias 5 e 6 de abril em Almaty, no Cazaquistão, não registrou avanços nas negociações entre o grupo 5%2b1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU - EUA, França, Grã-Bretanha, Rússia, China - mais Alemanha) e Irã.

Ao final dessa reunião, Ashton, que lidera as negociações para as grandes potências, havia declarado que as posições das duas partes permaneciam "muito distantes".



Especialistas consideram pouco provável que haja avanços nas negociações, até que as eleições presidenciais iranianas sejam realizadas no dia 14 de junho. O presidente Mahmud Ahmadinejad não poderá se candidatar, após dois mandatos consecutivos.

Israel tem pedido nos últimos meses que a comunidade internacional adote "uma postura mais firme" em relação ao Irã. Seu primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, considerou na segunda-feira que o programa nuclear iraniano está a ponto de cruzar uma perigosa "linha vermelha".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação