Mundo

Angelina Jolie: a trajetória incomum de um símbolo sexual

A atriz anunciou nesta terça-feira ter sido submetida a uma dupla mastectomia para evitar o câncer

Agência France-Presse
postado em 14/05/2013 14:16
Angelina Jolie fez uma dupla mastectomia para evitar o câncer LOS ANGELES - Símbolo sexual com uma trajetória marcada por fortes compromissos em favor dos refugiados, a atriz americana Angelina Jolie, que anunciou nesta terça-feira (14/5) ter sido submetida a uma dupla mastectomia preventiva, afirma que continua sendo uma "menina má".

"A vida está cheia de desafios. Os que não nos devem dar medo são aqueles que podemos enfrentar e controlar", destaca a companheira do também ator Brad Pitt, mãe de seis crianças e que em 2005 foi eleita a mulher mais sexy do mundo.

Angelina vem de uma família dedicada ao cinema. Sua mãe, a atriz americana Marcheline Bertrand, de origem franco-canadense, morreu vítima de um câncer aos 56 anos. Seu pai é o ator americano Jon Voigh, que ganhou um Oscar de melhor em 1979, e seu irmão é o ator James Haven.

Nascida no dia 4 de junho de 1975 em Los Angeles, na Califórnia, estudou artes dramáticas no Lee Strasberg Theatre Institute de Nova York, mas sua silhueta esbelta, suas maçãs do rosto salientes e seus lábios carnudos abriram as portas para uma carreira de modelo.

Após algumas atuações no palco, ela apareceu no cinema e na televisão. Foi vista, sobretudo, em papéis de mulher sofrida ("Brincando com a Morte", 1997) ou de provocadora rebelde ("60 segundos", 2000).

Apreciada por sua interpretação de uma modelo com Aids no filme "Gia - Fama e Destruição", que lhe valeu um Globo de Ouro em 1999, Jolie se consolidou como símbolo sexual alguns anos depois, de short e camiseta justa, em "Lara Croft: Tomb Raider". Angelina Jolie estampava capas de revistas e alimentava as fantasias masculinas com declarações como: "Somos jovens, estamos bêbados, estamos na cama, temos facas... pode ocorrer um acidente".

Casada e divorciada duas vezes dos atores britânico Jonny Lee Miller (1996-1999) e americano Billy Bob Thornton (2000-2003), em 2002 ela adotou sozinha seu primeiro filho, Maddox, nascido no Camboja. Em 2005, a atriz, que alegou ter "um vínculo muito forte com esse país", recebia a nacionalidade cambojana.



[SAIBAMAIS] Um salário "ridiculamente alto"

Embaixadora da boa-vontade do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), Angelina Jolie diz ter se sensibilizado com as causas humanitárias durante uma passagem por Serra Leoa, em um campo de deslocados onde havia crianças vítimas de atrocidades.

"Isso fez de mim alguém diferente, para melhor. Antes me interessava principalmente por mim mesma, por minha carreira, minha vida", declarou em 2006 à rede CNN, explicando que doava um terço de sua renda a obras de caridade. "Recebo um salário ridiculamente alto pelo que faço", afirmou.

Angelina Jolie ganhou 20 milhões de dólares por "Sr. e Sra. Smith" (2005), comédia de ação na qual atuou ao lado de outro ;sex symbol; hollywoodiano, Brad Pitt, então em processo de divórcio. Eles formariam depois um dos "casais de ouro" de Hollywood.

Sua primeira filha biológica, Shiloh, nasceu em maio de 2006 na Namíbia, em uma tentativa de fugir dos paparazzi que os perseguiam. Em 2008, Angelina deu à luz gêmeos em Nice: Knox León e Vivienne Marcheline. Angelina e Brad também são pais de outras duas crianças adotadas: Pax, de origem vietnamita, e Zahara, uma menina etíope.

Em 2000, Angelina recebia o Oscar de melhor atriz coadjuvante por sua interpretação de uma carismática doente mental em "Garota Interrompida" (1999), de James Mangold.

Em 2010 produziu seu primeiro longa-metragem, "Na terra de amor e ódio", uma história de amor entre uma jovem muçulmana e um sérvio durante a guerra na Bósnia (1992-1995), pelo qual recebeu a cidadania de honra de Sarajevo. Seu filme será divulgado no âmbito de campanhas contra as agressões sexuais em zonas de guerra.

A embaixadora do Acnur viajou nesta condição a diversas zonas de conflito, como Iraque, Darfur e Líbia. Ela admitiu que durante as filmagens brincou "com fogo" e que, apesar de seus filhos e de seu companheiro, continuou "sendo uma menina má": "Continuo mantendo esta parte em mim. Mas agora consigo controlá-la e a reservo para Brad. Ou... para nossas pequenas aventuras".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação