Mundo

Presidente francês quer lançar iniciativa para tirar Europa da inércia

Cada vez mais impopular na França, o presidente Hollande decidiu acelerar as reformas nesta quinta-feira na entrevista coletiva à imprensa realizada um ano depois de assumir o poder

postado em 16/05/2013 12:49
Presidente francês, François Hollande, em discurso no Palácio do Eliseu, em Paris
Paris
- O presidente francês, François Hollande, anunciou nesta quinta-feira (16/5) que a França lançará uma iniciativa para "tirar a Europa da inércia", estimando em dois anos o tempo necessário para "criar um contorno de uma união política", durante uma coletiva de imprensa um ano após a sua eleição.

"Se a Europa não avança, ela cai, ou melhor, desaparece do mapa, da imaginação das pessoas. (...) O meu trabalho é tirar a Europa da sua inércia e reduzir a alienação de pessoas que só comprometem o futuro da União Europeia ", disse o presidente francês.



Esta iniciativa europeia teria "quatro pontos" focados na administração econômica da União Europeia, na juventude, na energia e numa nova fase de integração europeia. "A Alemanha tem dito reiteradamente que está preparada para uma união política. A França também está disposta a dar um contorno a essa união política", declarou François Hollande.

Cada vez mais impopular na França, o presidente Hollande decidiu acelerar as reformas nesta quinta-feira (16) na entrevista coletiva à imprensa realizada um ano depois de assumir o poder em um ambiente econômico muito sombrio. Este discurso foi feito no dia seguinte ao anúncio oficial da entrada da França em recessão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação