Mundo

Deputado neonazista é expulso por insulto de sessão do Parlamento grego

Em meio à confusão que acompanhou a partida do deputado e de seu grupo, foi ouvido o grito de "Heil Hitler". Ele teria insultado o líder do Syrizza

Agência France-Presse
postado em 17/05/2013 11:48
Atenas - Um deputado do partido neonazista grego Amanhecer Dourado foi expulso nesta sexta-feira (17/5) de uma sessão do Parlamento por insulto. Em meio à confusão que acompanhou a partida do deputado e de seu grupo, foi ouvido o grito de "Heil Hitler", segundo fontes parlamentares.

O vice-presidente do Parlamento, Ioannis Dragasakis, deputado do partido de esquerda Syriza, que dirigia a sessão desta sexta-feira, ordenou a "exclusão" de Panayiotis Iliopulos, que havia insultado o líder do Syriza, Alexis Tsipras, e outros membros do partido, de acordo com a mesma fonte. Ao sair da sala, ouviu-se o grito de "Heil Hitler" em três ocasiões, de acordo com a transmissão televisiva da sessão.



[SAIBAMAIS]Segundo a agência de notícias grega ANA, foi o deputado do Amanhecer Dourado Christos Papas, considerado um dos ideólogos do partido que assumiu publicamente apologia a Hitler, que gritou. O partido imediatamente negou. Iliopulos provocou o incidente ao declarar: "Alexis (Tsipras) dorme o sono dos justos e sonha em se tornar primeiro-ministro", segundo o debate transmitido pela rádio Skai uma hora depois do incidente.

O presidente da sessão pediu, então, para que se comportasse e ameaçou tomar "medidas" previstas pelo código parlamentar. "Syriza é uma gangue (...) adiante miseráveis", respondeu Iliopulos, enquanto chamava os deputados que aplaudiram a intervenção do presidente da sessão de "rebanho de ovelhas". O vice-presidente ordenou, então, a expulsão do deputado e todo o Amanhecer Dourado saiu da sala.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação