Mundo

Chinês é detido no Paquistão acusado de profanar Alcorão

Ele foi acusado por colegas de traballho a jogar no chão um exemplar do livro sagrado dos mulçumanos

Agência France-Presse
postado em 18/05/2013 09:32
Muzaffarabad - Um funcionário chinês de uma central hidrelétrica da Caxemira paquistanesa foi detido neste sábado acusado de atirar no chão um exemplar do Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos. Lee Ping, diretor administrativo de um consórcio chinês que constrói a central hidrelétrica de Neelum-Jhelum, foi acusado pelos colegas paquistaneses de ter jogado o Alcorão no chão na sexta-feira.

"Ping está em prisão provisória depois da revolta provocada na empresa quando vários funcionários paquistaneses o viram jogar no chão os bens pessoas de um colega paquistanês, incluindo um Alcorão", afirmou o policial Sardar Gulfraz.

Leia mais notícias em Mundo

[SAIBAMAIS]Ping jogou no chão os pertences de um médico paquistanês que se negou a ser transferido. Irritado, o chinês atirou os objetos do médico para fora de um quarto, segundo outro policial. "Os trabalhadores que viram a cena começaram a protestar e, mais tarde, chegaram outras pessoas. Quase mil atacaram o local", disse o policial.

De acordo com Gulfraz, os manifestantes atacaram veículos e quebraram janelas. As autoridades anunciaram que vão criar uma comissão para determinar se Ping é culpado ou não blasfêmia. A blasfêmia é um assunto espinhoso neste país muçulmano de mais de 180 milhões de habitantes que vê o aumento do integrismo, no qual uma lei prevê até a penas de morte para os que insultam o profeta. Paquistão e China mantêm relações amistosas. Empresas e engenheiros chineses trabalham em projetos de desenvolvimento e energia no Paquistão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação