Mundo

Na China, fábrica da Foxconn registra mais três casos de suicídio

Um homem de 23 anos pulou do dormitório, uma mulher da mesma idade saltou do sexto andar e outro homem de 30 anos pulou do telhado

Agência France-Presse
postado em 18/05/2013 09:37
Pequim - Três funcionários de uma fábrica da Foxconn na China cometeram suicídio em menos de três semanas, segundo uma agência oficial de notícias e uma organização de defesa dos trabalhadores chineses. Os três suicidas eram funcionários da mesma fábrica da empresa taiwanesa de componentes para computadores, em Zhengzhou, centro do país.

O primeiro, um homem de 23 anos, pulou do dormitório em 24 abril. Três dias depois, uma mulher de 23 anos morreu ao saltar do sexto andar de um prédio, segundo a agência Xinhua.

Leia mais notícias em Mundo

[SAIBAMAIS]Na terça-feira, passada, um homem de 30 anos pulou do telhado de um edifício. "Os motivos não estão claros", afirma um comunicado da China Labor Watch, organização que tem sede em Nova York. Uma das causas, segundo a ONG, pode ser a política de ameaça de demissão caso os funcionários falem no local de trabalho.

As associações de defesa dos direitos trabalhistas acompanham de perto o que acontece na Foxconn, depois da onda de suicídios (pelo menos 13) em suas fábricas chinesas em 2010, causados, segundo os militantes, pelas duras condições de trabalho.

O grupo é responsável por produtos para empresas como Apple, Sony e Nokia. Tem 1,2 milhão de funcionários na China. O último suicídio pode estar vinculado a problemas pessoais do funcionário, que havia sido contratado em abril, segundo uma fonte da fábrica citada pela Xinhua.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação