Mundo

China não aceitará taxa europeia pela emissão de carbono dos aviões

De acordo com a Comissão Europeia, os Estados membros podem aplicar multas às empresas aéreas

Agência France-Presse
postado em 18/05/2013 09:52
Pequim - A China não pagará pelas emissões de dióxido de carbono de seus aviões na Europa, afirmou uma fonte da aviação civil chinesa, depois que a Comissão Europeia alertou que oito companhias do gigante asiático poderão receber multas por falta de pagamento. "O governo chinês não aceitará nenhuma medida unilateral e obrigatória", disse Yan Mingchi, vice-diretor geral do departamento de regulamentação na Administração da Aviação Civil, de acordo com o jornal China Daily.

[SAIBAMAIS]"As aeronaves em países em desenvolvimento deveriam receber suporte financeiro e tecnológico em seus esforços para enfrentar os efeitos da mudança climática", disse. A Comissão Europeia (CE) anunciou na sexta-feira que oito empresas aéreas da China e duas da Índia correm o risco de receber multas de mais de três milhões de dólares pelo não pagamento por suas emissões de gases que provocam o efeito estufa dentro do bloco europeu.

De acordo com a CE, os Estados membros podem aplicar multas às empresas aéreas sob os termos do Sistema de Negociação de Emissões (ETS) da UE, elaborado para reduzir a emissão de dióxido de carbono.

Leia mais notícias em Mundo

Em uma iniciativa que gerou muita controvérsia, a UE incluiu ano passado as empresas aéreas no ETS, o que motivou reclamações dos Estados Unidos e da China, que afirmam que a taxa viola o direito internacional.

Segundo a CE, quase todas as empresas aéreas assumiram as obrigações pelo ETS, mas oito empresas chinesas e duas indianas decidiram não pagar. A dívida das empresas chinesas chegaria a 2,4 milhões de euros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação