Mundo

Chaleira parecida com Adolf Hitler provoca polêmica na Califórnia

O objeto, que está à venda, esgotou o estoque on-line mas ainda está disponível nas lojas. Os anúncios de venda do produto nas ruas foram retirados após os protestos

Agência France-Presse
postado em 31/05/2013 09:40
Los Angeles - Um simples recipiente de aço inoxidável para esquentar água provocou uma polêmica nos Estados Unidos, quando alguns usuários de redes sociais disseram que lembrava Adolf Hitler, esgotando seu estoque on-line e fazendo seu preço disparar no site de leilões eBay.

Alça parece cabelo, pino da tampa parece bigode: semelhança do produto com o ditador fez vendas dispararem

As fotos da chaleira projetada por Michael Graves para a loja JC Penney se tornaram virais. O produto alcançou na quinta-feira (30/5) 245,90 dólares na internet. A chaleira se esgotou on-line mas ainda está disponível nas lojas, e os anúncios de venda do produto nas ruas foram retirados após os protestos.



As fotos que provocaram a confusão apareceram na rede social de notícias Reddit, e apresentavam dois anúncios da chaleira, um em foco e outro borrado, para mostrar as semelhanças entre a chaleira e Hitler fazendo sua infame saudação nazista Sieg Heil. O prefeito de Culver City, o subúrbio de Los Angeles onde o anúncio publicitário da JC Penney foi colocado, questionou a loja.

"Como judeu, estou ofendido", disse Jeff Cooper em um e-mail ao site de notícias Mother Jones. "Como funcionário eleito, estou enojado de que a cidade que represento esteja relacionada a isso". A Liga Anti-Difamação (ADL), que luta contra o antissemitismo, disse ao site: "Acreditamos na palavra da JC Penney de que qualquer semelhança com o ditador nazista foi totalmente involuntária". O anúncio em Culver City foi retirado das ruas, mas a chaleira estava disponível na JC Penney na quinta-feira a 40 dólares. Contactada pela AFP, a empresa não se pronunciou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação