Mundo

Tempestades matam seis e deixam milhares de desabrigados na Europa Central

As fortes chuvas atingem a República Tcheca e a Áustria. O governo tcheco decretou estado de emergência em quase todas as regiões da Boemia, na parte ocidental do país

Agência France-Presse
postado em 03/06/2013 09:44

Praga - Seis pessoas morreram, várias são consideradas desaparecidas e milhares se viram obrigadas a deixar suas casas pelas inundações provocadas pelas fortes chuvas dos últimos dias na República Tcheca e na Áustria. O governo tcheco decretou estado de emergência em quase todas as regiões da Boemia, na parte ocidental do país, e mobilizou milhares de soldados para as operações de resgate. "No momento, registramos cinco mortes", disse a porta-voz da polícia, Stepanka Zatlukalova.

Moradores observam rua inundada no centro da cidade austríaca de Melk, a cerca de 100 km a oeste de Viena
Duas pessoas morreram no domingo (2/6) no desabamento de sua casa em Trebenice, uma localidade a 30 km de Praga, às margens do rio Vltava. Outras duas pessoas foram encontradas sem vida no norte do país e um homem de 82 anos se afogou em Benesov, ao sul de Praga. Muitas pessoas continuam desaparecidas, segundo a polícia.

[SAIBAMAIS]A previsão para as próximas horas é de fortes chuvas em todo o país. Na vizinha Alemanha e na Áustria também aconteceram inundações e pelo menos uma pessoa morreu. Nesta segunda-feira (3/6), centenas de pessoas foram retiradas de suas casas e as equipes de resgate procuravam duas pessoas desaparecidas na Áustria.



Na província montanhosa de Tirol, que foi afetada no domingo (2) por uma tempestade, as inundações provocaram quase 70 deslizamentos de terra e 1.500 casas estão sem energia elétrica. Um deslizamento de terra provocou o descarrilamento de um trem de mercadorias durante a noite, mas ninguém ficou ferido.

Desde domingo (2), os bombeiros retiraram 2.695 pessoas de suas casas na República Tcheca. O primeiro-ministro do país, Petr Necas, anunciou o envio de 2.000 militares e a liberação imediata de 300 milhões de coroas (15,2 milhões de dólares) para a reparação de danos.

Moradores removem lama de rua inundada na aldeia austríaca ocidental de Koessen
As inundações dificultaram o trânsito na Boemia, a parte ocidental do país da Europa central de 10,5 milhões de habitantes. As ferrovias e estradas foram cortadas por árvores caídas, segundo as autoridades locais. A situação era tensa em Praga, onde foram instaladas barreiras para conter as inundações ao longo do rio Vltava. Além disso, 5.000 habitantes receberam ordens para deixar suas casas.

Pontes e estações do metrô permaneceram fechadas. Além disso, as escolas não abriram as portas nesta segunda-feira, por ordem das autoridades locais. Em 2002, a capital tcheca sofreu com inundações históricas que deixaram 17 mortos e danos materiais avaliados em três bilhões de euros (3,9 bilhões de dólares).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação