Mundo

Kerry manifesta preocupação com 'uso excessivo da força' na Turquia

Grupos de direitos humanos afirmam que centenas de pessoas ficaram feridas desde sexta-feira em todo o país nos protestos que registraram confrontos manifestantespreocupado com a quantidade de pessoas feridas"

Agência France-Presse
postado em 03/06/2013 14:30
Kerry destacou que os Estados Unidos apoiam o direito a realizar protestos pacíficos

Washington
- O secretário americano de Estado, John Kerry, expressou nesta segunda-feira (3/6) sua preocupação com as "informações sobre o uso excessivo da força" por parte da polícia turca, em confrontos com manifestantes em Ancara.

Kerry destacou que os Estados Unidos apoiam o direito a realizar protestos pacíficos e disse que Washington está "profundamente preocupado com a quantidade de pessoas feridas", convocando todas as partes a "evitar qualquer provocação ou violência". "Estamos preocupados com as informações sobre o uso excessivo da força pela polícia", disse Kerry a repórteres depois de uma reunião com seu colega polonês Radoslaw Sikorski. "Obviamente esperamos que seja feita uma investigação completa destes incidentes e a retenção total da força policial com relação a este tipo de ação".



Grupos de direitos humanos afirmam que centenas de pessoas ficaram feridas desde sexta-feira em todo o país nos protestos que registraram confrontos manifestantes, munidos com pedras, e as forças de ordem, que utilizam bombas de gás lacrimogêneo.

Fotógrafos da AFP em Ancara viram nesta segunda-feira a polícia utilizar bombas de gás lacrimogêneo e canhões de água para dispersar os manifestantes no quarto dia de protestos violentos no país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação