Mundo

ONU apela para que Turquia investigue abuso de policiais em protestos

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Ergodan, se comprometeu a atuar contra os agentes que tenham atuado de forma desproporcionada

postado em 04/06/2013 09:58
A Organização das Nações Unidas (ONU), por intermédio da porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Cécile Pouylly, apelou nesta terça-feira (4/6) para as autoridades da Turquia promoverem um inquérito independente para investigar as ações da polícia durante os protestos, que ocorrem desde o dia 31 no país.
Policial usa gás lacrimogêneo contra uma mulher durante protesto na Praça Taksim, no centro de Istambul
O recado foi dado em nome da alta comissária da ONU, Navi Pillay. Ela pediu que o governo da Turquia conduza um inquérito ;rápido, completo, independente e imparcial;. ;Os responsáveis devem ser apresentados à Justiça;, disse a porta-voz. Ela pediu ainda que os manifestantes feridos tenham acesso rápido a cuidados médicos. O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Ergodan, admitiu que houve ;erros, excessos na resposta da polícia; e se comprometeu a atuar contra os agentes que tenham atuado de forma desproporcionada.



[SAIBAMAIS]Pelos dados divulgados na Turquia, duas pessoas morreram, o mesmo número está em estado grave e 220 ficaram feridas, inclusive policiais, em Istambul e Ancara, a capital do país. Os protestos foram provocados pela retirada de um acampamento pacífico no Parque Gezi, em Istambul. Em seguida, manifestantes intensificaram os protestos por discordar da política do governo e exigem a demissão do atual primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan. As manifestações já afetam o turismo nacional, uma das principais fontes de renda do país, fazendo cair em 30% as reservas nos hotéis.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação