Mundo

Ex-primeiro-ministro esloveno Janez Jansa é condenado por corrupção

Tribunal de Liubliana o declarou culpado de corrupção na assinatura em 2006 de um contrato de armamento com companhia finlandesa

Agência France-Presse
postado em 05/06/2013 09:48
Um tribunal condenou nesta quarta-feira (5/6) o ex-primeiro-ministro conservador esloveno Janez Jansa, no cargo de 2004 a 2008 e de 2012 a 2013, a dois anos de prisão e ao pagamento de uma multa de 37.000 euros ao ser declarado culpado de corrupção no caso "Patria", um contrato de armamento com uma empresa finlandesa. O ex-chefe de Governo, de 54 anos, recorreu da sentença.

O Tribunal de Liubliana, presidido por Barbara Klajnsek, o declarou culpado de corrupção na assinatura em 2006 de um contrato de armamento com a companhia finlandesa Patria, no valor de 278 milhões de euros.

Os outros dois acusados, o empresário Ivan Crnjovic e o general esloveno Tone Krkovic, foram condenados a 22 meses de prisão e a uma multa de 37.000 euros.

A juíza declarou Jansa "culpado de ter feito ou recebido subornos ou de ter recebido e prometido subornos durante a aquisição de veículos blindados" procedentes da companhia Patria.

Leia mais notícias em Mundo

Ao emitir o veredicto, a juíza explicou que Jansa havia aceitado o acordo com a Patria em troca de comissões que seriam pagas ao partido conservador esloveno SDS do ex-primeiro-ministro. Os três homens se declararam inocentes. Jansa denunciou um julgamento político.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação