Mundo

Chefe da NSA: Programas de vigilância frustraram dezenas de atentados

Keith Alexander, diretor da Agência de Segurança Nacional, diz que o organismo atua sob rigorosa supervisão

Agência France-Presse
postado em 12/06/2013 17:46
Washington - Os programas secretos de vigilância dos Estados Unidos frustraram dezenas de potenciais ataques terroristas, afirmou nesta quarta-feira o diretor da Agência de Segurança Nacional (NSA, sigla em inglês), Keith Alexander, ao afirmar que esse organismo atua sob rigorosa supervisão.

"É confidencial, mas eles ajudaram a evitar dezenas de eventos terroristas", disse o general Alexander durante uma audiência no Senado americano quando foi interrogado sobre a importância dos programas de vigilância de registros telefônicos e de comunicações na internet.

Alexander afirmou que os ataques frustrados incluem "dezenas, tanto internos como no exterior", em sua primeira audiência pública desde que a existência desses programas foi revelada na semana passada.



O chefe da NSA disse que sua agência trabalha para oferecer mais informações aos legisladores e ao público. "Quero que os americanos saibam que estamos sendo transparentes", ressaltou.

"Dada a natureza de nosso trabalho, obviamente, poucas pessoas fora dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estão a par dos detalhes do que fazemos ou sabem que operamos todos os dias sob diretrizes rígidas e com um dos regimes de supervisão mais rigorosos do governo americano", afirmou.

"Operamos de forma a garantir que mantenhamos a confiança dos americanos, porque esta confiança é um requisito sagrado", disse.

A NSA e outras agências governamentais estão "profundamente comprometidas com o cumprimento da lei e com a proteção dos direitos de privacidade", mesmo que os detalhes das operações sejam confidenciais, disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação