Mundo

Papa Francisco rejeita ideologias que não respeitam a vida

"Digamos sim ao amor e não ao egoísmo, digamos sim à vida e não à morte, digamos sim à liberdade e não à escravidão de tantos ídolos de nosso tempo", disse o pontífice

Agência France-Presse
postado em 16/06/2013 11:40

Papa fala com uma mulher doente, depois da missa na Praça de São Pedro

Vaticano - O papa Francisco pediu neste domingo a milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro para a jornada do "Evangelho da Vida" que não se deixem guiar por "ideologias e lógicas que impõem obstáculos à vida" e que "não a respeitam". Em uma homilia para a qual muitos esperavam referências específicas a temas polêmicos como o aborto, a eutanásia, a bioética e as manipulações genéticas, o Papa se referiu às ideologias e lógicas "ditadas pelo egoísmo, pelo interesse próprio, pelo lucro, pelo poder e pelo prazer e não pelo amor e pela busca do bem do outro".

Do altar montado na escadaria da Basílica de São Pedro, Francisco disse também que o resultado dessas lógicas é que "o Deus vivo é substituído por ídolos humanos e passageiros que oferecem um inebriante momento de liberdade, mas que, no final, são portadores de novas formas de escravidão e de morte".

O "cristão é um homem espiritual e isto não significa que viva ;nas nuvens;, fora da realidade como se fosse um fantasma". Ele "é uma pessoa que atua na vida cotidiana, segundo Deus", disse. "Digamos sim ao amor e não ao egoísmo, digamos sim à vida e não à morte, digamos sim à liberdade e não à escravidão de tantos ídolos de nosso tempo. Em uma palavra, digamos sim a Deus, que é amor, vida, liberdade e nunca defrauda", concluiu.

[SAIBAMAIS]O papa argentino havia feito uma referência ao aborto em meados de maio, durante uma marcha de grupos e organizações em defesa da vida, pedindo que "seja garantida a proteção jurídica do embrião" de maneira que "o ser humano seja protegido desde o primeiro instante de sua existência".

Leia mais notícias em Mundo


Quebrando novamente o protocolo dos encontros na Praça São Pedro, Francisco percorreu em seu papamóvel a Via de la Conciliazione, a grande avenida que liga o rio Tibre à Praça São Pedro.

E como faz normalmente, pediu que o papamóvel parasse dezenas de vezes para beijar e abraçar as crianças que se aproximavam dos guardas. Segundo o serviço de imprensa do Vaticano, cerca de 100.000 fiéis foram à Praça São Pedro neste domingo. Ao concluir a oração do Ângelus e a missa, o pontífice saudou os motociclistas do encontro europeu Harley Davison que há alguns dias ocupam Roma e estavam na praça.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação