Mundo

Prefeito de Montreal, no Canadá, é detido por investigação de corrupção

Os escândalos levaram o prefeito anterior a renunciar em novembro do ano passado. A unidade anticorrupção de Quebec realizou uma operação na prefeitura de Montreal em fevereiro

Agência France-Presse
postado em 17/06/2013 10:58
Montreal - O prefeito de Montreal, Michael Applebaum, foi detido nesta segunda-feira (17/6) e será interrogado pela unidade anticorrupção provincial canadense durante as próximas horas, anunciou uma fonte ligada à investigação. A detenção aconteceu como parte de uma investigação sobre vários escândalos que afetam a maior cidade da província de Quebec (região leste do Canadá) há um ano.

[SAIBAMAIS]Os escândalos levaram o prefeito anterior a renunciar em novembro do ano passado. A unidade anticorrupção de Quebec realizou uma operação na prefeitura de Montreal em fevereiro. Os funcionários foram obrigados a deixar o prédio enquanto os agentes revisavam os arquivos.



Membros da unidade anticorrupção, conhecida como UPAC, afirmaram que encontraram provas de suposta fraude e abuso de funções no local, assim como em outros prédios, em vários distritos. O ex-prefeito de Montreal Gerald Tremblay renunciou em novembro, depois que testemunhas de uma investigação sobre corrupção o relacionaram a um suposto grupo mafioso, do qual teria recebido subornos por licitações para projetos de construção.

Também afirmaram que o prefeito tinha conhecimento do financiamento ilegal a seu partido e para gastos de campanha. A comissão, dirigida pelo juiz da Suprema Corte France Charbonneau, investiga suposta fraude, favorecimento em licitações e subornos para a atribuição de contratos de construção na província francófona canadense.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação