Mundo

África do Sul se prepara para o pior com Mandela em estado crítico

Ex-presidente está internado há 17 dias. Comunidade internacional torce pela recuperação do ícone da luta contra o apartheid

Agência France-Presse
postado em 24/06/2013 11:01
Desde dezembro passado, Mandela foi internado em quatro ocasiões, vítima das infecções pulmonaresJohannesburgo - A África do Sul se prepara para o pior, depois do anúncio de que o estado de seu ex-presidente Nelson Mandela, internado há 17 dias por uma infecção pulmonar, continua grave e que o líder antiapartheid trava seu último grande combate. Segundo o atual presidente Jacob Zuma, os médicos fazem todo o possível para assegurar o bem-estar e conforto dele. Mandela, ícone da luta contra o apartheid e primeiro presidente negro da África do Sul, em 1994, fará 95 anos no dia 18 de julho.

Desde dezembro passado, Mandela foi internado em quatro ocasiões, vítima das infecções pulmonares que sofre há anos, provavelmente devido às sequelas da tuberculose contraída na prisão da ilha de Robben, onde passou 18 dos 27 anos de prisão sob o regime racista do apartheid.

Em Pretória, em frente ao Mediclinic Heart Hospital, onde foi hospitalizado em 8 de junho, centenas de pessoas continuam a chegar com cartas, flores, balões e lágrimas. Muitas pessoas admitiram que Mandela não é eterno, mas a maioria se recusou a dizer isso em frente às câmeras. "Meu maior desejo era que ele se recuperasse para que as próximas gerações conhecessem este homem que lutou por nós", declarou à AFP Phathani Mbatha. "Infelizmente não há nada que possamos fazer além de rezar para ele e para os médicos".

"Isso me deixa triste, mas percebo que chegou a hora. Todo mundo fica doente nesta temporada (inverno austral), mas Mandela é o nosso herói e dói vê-lo tão doente. Ele é o nosso pai e nós ficaríamos felizes se ele permanecer conosco por pelo menos mais 100 anos", disse o Patson Moyo, outro sul-africano.

Obama esperado no fim de semana

Domingo à noite, a Casa Branca declarou que seus pensamentos e orações estão dirigidos a Nelson Mandela, a sua família e ao povo sul-africano. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pretendia visitar Mandela na próxima semana, durante a viagem prevista para a África do Sul, mas aguardava o aval da família do líder sul-africano.

[SAIBAMAIS]Durante a semana, houve um certo otimismo com a evolução do quadro de Mandela, a ponto de o ex-presidente Thabo Mbeki afirmar, na quinta-feira, que seu predecessor "não iria morrer amanhã". "Temos que ter confiança: ele ainda está conosco e vai permanecer conosco". Mas sábado, a presidência comunicou que o estado de Mandela era "grave mas estável", depois do canal de televisão CBS revelar um agravamento do quadro.

Segundo a CBS, o fígado e os rins de Mandela têm apenas 50% de funcionamento e o ex-presidente "não responde" e "não abre os olhos há dias". Além disso, o ex-presidente precisou ser ressuscitado ao chegar no hospital.

As últimas imagens exibidas em abril, durante uma visita de líderes da ANC a seu domicílio em Joanesburgo, mostravam Mandela com um ar completamente ausente. Seus problemas pulmonares provavelmente são devido às sequelas da tuberculose contraída na prisão da ilha de Robben, onde passou 18 dos 27 anos de prisão sob o regime racista do apartheid.

Busca pela paz

Libertado em 1990, Mandela recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993 por sua atuação nas negociações de paz visando instalar uma democracia multi-racial na África do Sul, conjuntamente com o último presidente do regime de apartheid, Frederik de Klerk. Mandela foi de 1994 a 1999 o primeiro presidente negro de seu país, um líder de consenso que soube conquistar o coração da minoria branca, que havia combatido a permanência no poder.

Um dos mais belos gestos de reconciliação foi em 24 de junho de 1995, há exatamente dezoito anos: neste dia a equipe de rugby dos Sprinboks, por muito tempo símbolo do poder branco, ganhou a copa do mundo em Joanesburgo. E Nelson Mandela entregou pessoalmente o troféu ao capitão da Seleção. Este episódio foi imortalizado no filme de Clint Eastwood "Invictus".

A última aparição pública de Mandela ocorreu na final da Copa do Mundo de Futebol em 2010 na África do Sul, com milhões de espectadores o acompanhando ao vivo pela televisão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação