Mundo

Líder curdo inicia nova etapa em processo de paz com a Turquia

Os combatentes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) iniciaram a retirada no mês passado de bases do norte do Iraque, primeira etapa do acordo

Agência France-Presse
postado em 25/06/2013 12:20
Ancara - O líder detido dos rebeldes curdos da Turquia, Abdullah Ocalan, anunciou nesta terça-feira (25/6) o início da segunda etapa do processo de paz com as autoridades de Ancara quando se aproxima o fim da primeira fase, a retirada de seus combatentes do território turco.

[SAIBAMAIS]"Neste momento, passamos à segunda etapa. Apresentei ao Estado, por escrito, nossas propostas sobre as modalidades desta segunda fase", indicou Ocalan em uma mensagem entregue na segunda-feira aos deputados curdos que o visitaram na ilha-prisão de Imrali (noroeste), onde cumpre pena de prisão perpétua.



Os combatentes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) iniciaram a retirada no mês passado de suas bases do norte do Iraque, primeira etapa do acordo entre o líder rebelde e Ancara para solucionar o conflito curdo que, desde 1984, deixou mais de 40.000 mortos. Segundo a imprensa turca, a retirada dos rebeldes está chegando ao fim.

Durante a segunda etapa, o governo conservador islâmico deve realizar as reformas necessárias para aumentar os direitos da comunidade curda da Turquia, formada por entre 12 e 15 milhões de pessoas, de um total de 76 milhões de habitantes. O dirigente curdo destacou que deseja levar até o fim o processo em curso.

Os curdos reivindicam reformas no código penal e das leis eleitorais para que favoreçam a minoria curda. Também querem ter direito à educação em língua curda e a uma autonomia regional.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação