Mundo

Conflito familiar: Mandla, neto mais velho de Mandela, é processado

Os filhos de Mandela foram enterrados em Qunu, mas Mandla determinou sua exumação contra a vontade dos outros 16 membros da família

Agência France-Presse
postado em 02/07/2013 16:06
MTHATHA - O conflito familiar sobre a localização das sepulturas de três filhos de Nelson Mandela ganhou mais um capítulo nesta terça-feira (2/7) com a abertura de um processo contra o neto mais velho do ex-presidente, Mandla.

"Os membros da família Mandela apresentaram uma queixa ao comissariado de Bityi por manipulação de sepultura contra Mandla", indicou um porta-voz da polícia, Mzukisi Fatyela.

Os filhos de Mandela foram enterrados em Qunu, mas Mandla, o neto mais velho de Mandela, que exerce a chefia do clã, determinou sua exumação contra a vontade dos outros 16 membros da família, que abriram um processo contra ele na época. Mandla havia transferido em 2011 os restos para Mvezo, localidade natal de Mandela situada a 30 km de Qunu.



Mandela, que continua internado em estado crítico, já havia manifestado seu desejo de ser sepultado em Qunu, e suas filhas também querem que todos os membros da família sejam enterrados nesse local de escolha da família.

Graça Machel, esposa de Mandela há quinze anos, também está entre os dezesseis queixosos. Nesta terça-feira (2/7), o juiz sul-africano Lusindiso Pakade do tribunal de Mthatha determinou que os restos mortais dos filhos de Nelson Mandela sejam devolvidos para a aldeia de Qunu até as 15h de quarta-feira.

Os restos em questão são do filho mais velho de Mandela, Thembekile (que morreu em 1969), da menina Makaziwe (que faleceu aos nove meses de vida), e do pai de Mandla, Magkatho, que morreu em 2005.

Segundo a tradição xhosa, Nelson Mandela deve ser enterrado com seus familiares. Deputado da ANC desde 2009 e chefe do clã de Mvezo há 39 anos, Mandla já foi levado à justiça por não pagar pensão alimentícia a sua primeira ex-esposa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação