Mundo

Família de Mandela teme "morte iminente" do ex-presidente sul-africano

Segundo membros da família de Mandela, a expectativa de uma morte iminente está baseada em motivos reais e graves

Agência France-Presse
postado em 03/07/2013 13:56
Joanesburgo - A família de Nelson Mandela teme "uma morte iminente" do ex-presidente, que está há mais de uma semana em estado crítico, segundo documentos judiciários consultados nesta quarta-feira (3/7) pela imprensa sul-africana. "Ele respira por aparelhos A expectativa de uma morte iminente está baseada em motivos reais e graves", escreveram quinze membros da família --incluindo sua esposa Graça Machel e sua filha mais velha Makaziwe-- na queixa apresentada contra Mandla, o neto de Mandela que exumou os restos mortais de três filhos do herói da luta contra o apartheid.

Um homem carrega um retrato de Nelson Mandela fora do hospital do Coração Mediclinic onde o ex-presidente Sul-Africano está internado em Pretória

[SAIBAMAIS]A queixa foi apresentada ao tribunal na sexta-feira (28/6), mas só se tornou pública nesta quarta-feira, segundo a agência de notícias Sapa. "Sua saúde está em perigo", escreveram. "Os requerentes desejam enterrar seu pai na terra onde estão os restos mortais de seus antepassados e descendentes", acrescentaram, segundo o site do jornal Mail & Guardian. A Justiça sul-africana rejeitou nesta quarta os argumentos do neto, que se nega a repatriar os restos mortais de três filhos do ex-presidente para Qunu (sul), a aldeia onde Mandela passou a infância e deseja ser enterrado.



Os filhos de Mandela haviam sido enterrados em Qunu, mas Mandla, neto mais velho e chefe do clã de Mvezo, os exumou e os enterrou em sua aldeia contra a vontade da família, que apresentou uma queixa judicial. O estado de saúde do Prêmio Nobel da Paz 1993, que completará 95 anos em breve, é descrito há mais de uma semana como "crítico, mas estável". Ele foi hospitalizado em 8 de junho devido a uma infecção pulmonar recorrente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação