Mundo

Monges budistas tailandeses abandonam os hábitos pelo consumo de drogas

Superior de um mosteiro foi indiciado por tráfico de entorpecentes após exames de urina de 31 monges da província de Saraburi deram resultado positivo para metanfetaminas

Agência France-Presse
postado em 10/07/2013 09:35
Bangcoc - Trinta e um monges budistas tailandeses foram obrigados a abandonar os hábitos em consequência do consumo de drogas, em um momento no qual o país enfrenta a multiplicação dos escândalos envolvendo religiosos.

O superior de um mosteiro foi indiciado por tráfico de entorpecentes depois que os exames de urina de 31 monges de dezenas de mosteiros da província de Saraburi deram resultado positivo para metanfetaminas.

[SAIBAMAIS]

"Moradores da região se queixavam de reuniões suspeitas diante dos templos", afirmou à AFP uma fonte do governo local, que pediu anonimato. Muitos participantes nas reuniões eram conhecidos pelo uso das drogas. Os monges passarão por processo de desintoxicação e serão autorizados a voltar a usar os hábitos.

Quase 95% dos tailandeses são budistas praticantes, uma das maiores taxas do mundo. O clero tem sido objeto de uma série de casos que envolvem monges. A imprensa já noticiou casos de uso de drogas, embriaguez, apostas e o uso de prostitutas.

Leia mais notícias em Mundo

Dois monges foram detidos recentemente em um caso de pedofilia. Um vídeo que mostra três monges, que deveriam viver afastados das tentações, em um avião privado ao lado de objetos de marcas luxuosas, também provocou escândalo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação