Mundo

Grupo de 30 membros do Exército de Libertação Nacional entregam armas

O presidente destacou que trata-se da maior desmobilização da história do ELN e um "grande passo em busca da paz"

Agência France-Presse
postado em 16/07/2013 19:53
Um grupo de 30 membros do Exército de Libertação Nacional (ELN, guevarista) entregou suas armas e abandonou a guerrilha no oeste da Colômbia, informou o governo nesta terça-feira.

"Esta manhã se desmobilizaram os membros de toda uma estrutura do ELN no Vale del Cauca (oeste), 30 membros da guerrilha entregaram suas armas", anunciou o presidente colombiano, Juan Manuel Santos.

Leia mais notícias em Mundo

O presidente destacou que trata-se da maior desmobilização da história do ELN e um "grande passo em busca da paz".

Segundo o governo, os guerrilheiros que abandonaram as armas formavam a companhia "Lucho Quintero Giraldo" do ELN, e todos poderão ser reintegrados à vida civil.

O ministério da Defesa informou que os integrantes do ELN desmobilizados entregaram "uma metralhadora, um lança-granadas, fuzis, granadas de mão, munição" e material de comunicações.

O ELN é a segunda guerrilha da Colômbia, com 2.500 integrantes, e até o momento se mantém à margem do diálogo de paz entre o governo e as Farc, o maior grupo rebelde do país, com cerca de 8 mil combatentes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação