Mundo

Acusado de sequestro, Ex-chefe da CIA em Milão é preso no Panamá

Ele é acusado de ser o responsável pelo sequestro do imã egípcio Abu Omar, em 2003

Agência France-Presse
postado em 18/07/2013 17:11
ROMA - O ex-chefe da CIA em Milão, condenado a nove anos de prisão pelo sequestro de um clérigo egípcio em 2003, na Itália, foi preso no Panamá, anunciou nesta quinta-feira (18/7) o Ministério da Justiça italiano.

A ministra da Justiça, Anna Maria Cancellieri, assinou o pedido de prisão preventiva contra Bob Seldon Lady, apelidado de "Mister Bob".

Ele é acusado de ser o responsável pelo sequestro, em 2003, do imã egípcio Abu Omar, membro da oposição islamita radical, que recebia asilo político na Itália. O clérigo foi então transferido para o Egito, onde diz ter sido torturado.

Nesse caso, o Tribunal de Apelação de Milão confirmou em dezembro de 2010 as sentenças que variam de sete anos a nove anos de prisão contra 23 agentes do serviço secreto, sendo a mais pesada imposta a "Mister Bob", atualmente com 59 anos.



Essas penas, pronunciadas enquanto todos os acusados haviam fugido, foram confirmadas em setembro de 2012 pelo Tribunal de Cassação.

A promotoria pediu que buscas sejam realizadas contra todos os acusados, em nível internacional.

Abu Omar, cujo verdadeiro nome é Osama Hassan Nasr, foi sequestrado em uma rua de Milão em 17 de fevereiro de 2003, durante uma operação coordenada entre o SISMI (Serviço de Inteligência Militar Italiano) e a CIA, e depois transferido para o Egito.

Seus advogados dizem que ele foi torturado na prisão de segurança máxima onde permaneceu detido no Egito, e exigem 10 milhões de euros de indenização.

O Tribunal de Apelação confirmou em primeira instância uma indenização de EUR 1,5 milhão.

Autoridades do serviço de inteligência italiano foram absolvidos no julgamento em primeira instância, decisão confirmada após apelação. Mas após o recurso do Tribunal de Cassação, eles deverão ser julgados novamente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação