Mundo

Confronto étnico no sudeste da Guiné deixa quase 100 mortos

A onda de violência teve início no dia 14 de julho quando três jovens konianke foram torturados por guardas de um posto de gasolina

Agência France-Presse
postado em 24/07/2013 21:27
Conacri - Ao menos 95 pessoas morreram nos últimos três dias em confrontos entre duas etnias no sudeste da Guiné, informou nesta quarta-feira o governo, que deteve mais de 130 suspeitos pelos incidentes.

"Segundo o último boletim, há ao menos 95 mortos e mais de 100 feridos" no conflito entre as comunidades guerze e konianke na selva da Guiné, declarou o porta-voz do governo, Albert Damantang Camara.

Os guerza - majoritários na região - e os konianke já se enfrentaram entre 15 e 17 de julho, primeiro em Koule e depois em N;Zerekore e Beyla, distantes uma dezena de quilômetros.

A onda de violência na Guiné teve início no dia 14 de julho, em Kule (40 km ao norte de N;Zerekore), onde três jovens konianke foram torturados por guardas de um posto de gasolina por suspeita de roubo.

Horas após o incidente, dois dos jovens torturados morreram devido aos ferimentos, o que gerou uma espiral de violência entre as comunidades konianke e guerze, segundo a polícia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação