Mundo

Presidente colombiano afirma estar disposto a se reunir com chefe das Farc

Juan Manuel Santos afirmou que militares e policiais têm ordem para matar qualquer integrante das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, mesmo que seja líder do grupo

Agência France-Presse
postado em 08/08/2013 17:46
O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, manifestou nesta quinta-feira (8/8) a sua disposição em se reunir com o chefe das Farc, Timoleón Jiménez (;Timochenko;), se for necessário para o êxito do processo de paz, mas advertiu que as Forças Armadas mantêm a ordem de atacá-lo caso seja localizado.

"Não pensei (em um encontro com ;Timochenko;), mas não descarto. Se for pela paz, sim", declarou o presidente colombiano em uma entrevista concedida à rádio La FM.

Santos disse, no entanto, que os militares e policiais têm ordem para matar qualquer integrante das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, mesmo que seja líder do grupo.



"A ordem neste momento é essa, e a ofensiva das forças militares e da Polícia é absoluta. Neste momento, se virem qualquer membro das Farc em qualquer lugar da Colômbia, devem matá-lo", disse Santos.

Santos reiterou que o diálogo de paz realizado em Cuba desde novembro de 2012 "está no caminho correto" e que acredita na vontade de paz de ;Timochenko;, pois, a seu ver, o líder insurgente "não tem alternativa".

Empenhado no plano de paz para por fim a quase meio século de conflito, Santos iniciou na quarta-feira o último de seus quatro anos de governo e não descarta se candidatar à reeleição nas eleições de maio de 2014.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação