Mundo

Começam na Argentina primárias obrigatórias para legislativas de outubro

As eleições começaram às 8h locais (mesmo horário de Brasília) com a abertura dos centros de votação e se estenderão até as 18h nos 24 distritos do país

Agência France-Presse
postado em 11/08/2013 09:38
Buenos Aires - Cerca de 30 milhões de argentinos votavam neste domingo (11/8) em eleições primárias abertas e obrigatórias de todos os partidos políticos diante da aproximação das eleições legislativas de outubro, que marcam a metade do segundo mandato da presidente Cristina Kirchner.

As eleições começaram às 8h locais (mesmo horário de Brasília) com a abertura dos centros de votação e se estenderão até as 18h nos 24 distritos do país, mas os primeiros resultados devem começar a ser divulgados a partir das 21h00.

As primárias simultâneas e obrigatórias (PASO) são realizadas pela segunda vez na Argentina e são um mecanismo de eleição de candidatos de todos os partidos em um só dia.

[SAIBAMAIS]Elas entraram em prática pela primeira vez nas eleições presidenciais de 2011, e seu resultado servirá como um termômetro que antecipa as tendências para as legislativas de 27 de outubro, quando serão renovados a metade da câmara de Deputados, de 257 assentos, e um terço do Senado, de 72 integrantes, ambos dominados pelo governismo.

Os jovens de 16 a 18 anos estão habilitados pela primeira vez a votar, mas sua participação não é obrigatória. A província de Buenos Aires, com 37,3% do total de 30,5 milhões de argentinos convocados às urnas, é o cenário político onde será travada a principal batalha eleitoral entre o governismo e a oposição.

Os outros três principais distritos são as províncias de Córdoba, Santa Fé e a Capital Federal, todos governados por opositores a Kirchner e que concentram 25,4% dos eleitores.

O governista Frente para a Vitória, partido de Kirchner, apresenta o prefeito de Lomas de Zamora (periferia sul), Martín Insaurralde, como seu principal candidato em Buenos Aires.

Leia mais notícias em Mundo

Seu principal opositor, que lidera as pesquisas nesta província chave, é Sergio Massa (Frente Renovadora), prefeito de Tigre (periferia norte) e ex-chefe de gabinete de Kirchner (2008-2009), que se apresenta por fora do peronismo governante. Segundo diversas pesquisas, Massa tem 32,8% das intenções de voto, mas Insaurralde o segue de perto com 30,1%.

Na Argentina, a divulgação de pesquisas de intenção de voto e de mensagens de propaganda está proibida, assim como pesquisas de boca de urna. Cerca de 90.000 integrantes das forças de segurança provinciais e federais participam da operação eleitoral.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação