Mundo

Governo americano respalda processo de paz entre governo colombiano e Farc

Kerry chegou ontem a Bogotá e durante a reunião com Santos também falou sobre a espionagem dos Estados Unidos aos países da América Latina

postado em 12/08/2013 20:57
Bogotá - Após reunir-se com o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, na tarde desta segunda-feira (12/8), o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry disse que o governo americano continuará a respaldar o processo de paz entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

;A paz é um compromisso de todos nós;, disse Kerry após o encontro com Santos. Ele ressaltou que os Estados Unidos não abandonaram o processo de paz, mas sugeriu que a Colômbia deve pensar em um projeto de longo prazo para garantir a não repetição de um conflito armado interno.



;O presidente tem feito um esforço corajoso, necessário e criativo para uma solução política deste conflito, um dos mais antigos do mundo;, disse. Os Estados Unidos são parceiros da Colômbia há muitos anos, apoiando inclusive ofensivas mais agressivas contra as Farc e também o narcotráfico com o Plano Colômbia, entre 2001 e 2010.

Kerry chegou ontem a Bogotá e durante a reunião com Santos também falou sobre a espionagem dos Estados Unidos aos países da América Latina. Amanhã ele visitará o Brasil, onde se reunirá com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. No encontro, os dois países trataram de temas da agenda bilateral, em especial os fluxos de comércio e investimentos recíprocos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação