Mundo

Coreia do Norte forneceu armas aos cubanos em 1980, diz Fidel Castro

O líder cubano fez a declaração em um artigo e afirmou que não imaginava que a vida dele se prolongaria por mais sete anos

Agência France-Presse
postado em 14/08/2013 10:35
Fidel disse que Kim II Sung enviou 100 mil fuzis AK Havana - O líder cubano Fidel Castro afirmou que, quando esteve doente em 2006, jamais pensou que iria viver sete anos mais, em um longo artigo publicado nesta quarta-feira (14/8), no qual também contou que a Coreia do Norte forneceu armas à ilha em 1980.

"Estava longe de imaginar que minha vida se prolongaria por mais sete anos", afirmou no artigo "As verdades objetivas e os sonhos", que escreveu na terça-feira (13/8), dia em que completou 87anos. Fidel mencionou as relações com os diferentes governantes da União Soviética em seus 30 anos de aliança, e ressalta o ex-líder norte-coreano Kim Il Sung (falecido em 1994), que forneceu armas à ilha "sem cobrar um centavo".



"O companheiro Kim II Sung nos enviou 100.000 fuzis AK e seu parque de munições sem cobrar um centavo. (...) Ele nos disse que, se fôssemos atacados pelos Estados Unidos, deveríamos lutar. Perguntamos se poderiam nos fornecer as armas gratuitamente para esse momento. Ele respondeu que sim", contou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação