Mundo

Estudantes de Filosofia do Vietnã recebem educação marxista de graça

Para alguns alunos, entretanto, a gratuidade dos cursos de marxismo deixa, no entanto, os jovens céticos

Agência France-Presse
postado em 15/08/2013 12:00
Hanói - Os estudantes vietnamitas de Filosofia que optarem pelo marxismo, leninismo e o pensamento de Ho Chi Minh não pagarão gastos de escolaridade, segundo um decreto que tende a estimular estes temas impopulares no Vietnã. O primeiro-ministro, Nguyen Tan Dung, assinou em julho o decreto que será aplicado às universidades do Estado, em um país que tem um sistema político autoritário com um partido comunista único.

[SAIBAMAIS]"Não recebemos muitas demandas para estes temas", disse à AFP um professor de filosofia de uma universidade pública que pediu o anonimato. Os custos dos estudos universitários públicos no Vietnã são de cinco milhões de dongs (240 dólares) por ano, muito abaixo dos custos de algumas universidades estrangeiras privadas presentes no país.



A gratuidade dos cursos para os candidatos às aulas de marxismo deixa, no entanto, os jovens céticos. "Como poderei obter um emprego e ganhar dinheiro se estudo marxismo e leninismo?", se perguntou Nguyen Lan Huong, estudante de 17 anos em Hanói. "Farei um pedido para estudar inglês e provavelmente gestão hoteleira", acrescentou Huong, que apresentará os exames de ingresso no próximo verão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação