Mundo

Conheça os países que já fizeram uso de armas químicas durante conflitos

Antes das indagações sobre o uso de armas químicas pela Síria, outros países já usaram e provocaram morte de milhares de inocentes

Agência France-Presse
postado em 23/08/2013 11:54
Paris - Conheça os precedentes históricos para o uso de armas químicas do mundo após as acusações da oposição síria, sugerindo um ataque químico pelo regime nos subúrbios de Damasco:



1) Durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas usaram gás venenoso em grande escala nos campos de concentração.

2) Desde 1945, as armas químicas foram usadas - mas sem provas oficiais - durante a Guerra das Coreias e em vários conflitos regionais, particularmente no Iêmen do Norte por tropas egípcias entre 1963 e 1967, e no Afeganistão pelo exército soviético na década de 1980.

3) Bélgica: Em abril de 1915, perto de Ypres (Bélgica), o exército alemão lançaram sobre as linhas francesas uma nuvem de gás de cloro, matando 15 mil soldados franceses, argelinos e canadenses, de acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS). Foi a primeira utilização em grande escala de armas químicas conhecidas. No mesmo local, em 1917, o gás mostarda foi utilizado pela primeira vez.

4) URSS: Gás mostarda foi utilizado pela União Soviética durante a revolta basmatchi, um levante dos povos muçulmanos, principalmente turcos, da Ásia central contra o poder soviético.

5) Marrocos: Durante a Guerra do Rif, o conflito colonial no norte de Marrocos, o exército espanhol usou gás químico contra as tribos berberes. Os franceses também são suspeitos de terem usados agentes químicos no mesmo conflito.

6) Líbia: Nesta colônia italiana de 1911 a 1943, as tropas de Mussolini confrontadas a hospitalidade das populações locais utilizaram gás tóxico contra os civis.

7) China: Durante a ocupação japonesa da China (1931-1945), as tropas nipônicas utilizaram gás mostarda em várias regiões chinesas, incluindo Xinjiang (noroeste) em 1934. Também fizeram uso deste gás entre 1937 e 1942.

8) Etiópia: Durante a invasão da Etiópia pela Itália fascista, as tropas de Mussolini utilizaram gás mostarda.

9) Vietnã: Os americanos fizeram amplo uso do agente laranja e de Trioxine, produtos químicos pulverizados sobre as selvas do Vietnã do Sul para combater as guerrilhas comunistas.

10) Iraque: Durante a guerra Irã-Iraque, Saddam Hussein usou gás mostarda, cianeto e sarin contra os soldados iranianos e civis. A minoria curda iraquiana também foi alvo, especialmente durante a grande ofensiva em março de 1988, quando a aviação iraquiana lançou sobre Halabja (Curdistão iraquiano) uma ampla gama de agentes químicos contra civis, causando 5.000 mortes, a maioria mulheres e crianças.

11) Japão: A seita Aum utilizou em duas ocasiões gás sarin, em 27 de junho de 1994 em Matsumoto, perto do Monte Fuji, matando sete pessoas e ferindo 300 outras, e depois em 20 de março de 1995 no metrô de Tóquio, matando 12 pessoas e ferindo mais de 5.000.

[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação