Mundo

Estados Unidos não esperam aprovação de resolução da ONU sobre a Síria

"Não vemos possibilidade alguma de que seja votado", declarou a porta-voz do Departamento de Estado, Marie Harf

Agência France-Presse
postado em 28/08/2013 16:00
Washington - Os Estados Unidos consideraram nesta quarta-feira (28/8) que o projeto de resolução britânico que permitiria um ataque militar contra a Síria, e está sendo discutido pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, provavelmente não será aprovado.

"Não vemos possibilidade alguma de que seja votado, devido à contínua oposição dos russos a qualquer ação significativa contra a Síria", declarou a porta-voz do Departamento de Estado, Marie Harf.




"Não temos motivo para acreditar que os esforços do Conselho de Segurança derivarão em um resultado diferente ao dos esforços anteriores, que fracassaram", acrescentou, referindo-se aos três vetos de Rússia e China a projetos de resolução.

"Os Estados Unidos vão continuar suas consultas e adotarão as medidas apropriadas para responder nos próximos dias" à crise, advertiu. "Nossa resposta não pode depender da contínua intransigência da Rússia nas Nações Unidas e, francamente, a situação é tão grave que exige uma resposta".

Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (França, Grã-Bretanha, Estados Unidos, Rússia e China) se reuniram nesta quarta-feira, em Nova York, para estudar a proposta britânica que defende um eventual ataque contra a Síria, mas não houve acordo, já que Moscou e Pequim continuam a rejeitar qualquer opção militar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação