Mundo

Israel posiciona sistemas de interceptação de mísseis por crise síria

Medida foi tomada diante da possibilidade de uma intervenção estrangeira na Síria

Agência France-Presse
postado em 29/08/2013 15:37
Jerusalém - O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, indicou nesta quinta-feira que Israel posicionou seus sistemas de interceptação de mísseis ante a possibilidade de uma intervenção estrangeira na Síria.

"Apesar do mínimo envolvimento de Israel na questão síria, decidimos posicionar baterias (do sistema antimíssil) ;Domo de Ferro; e outros sistemas de rastreamento", declarou Netanyahu, citado em um comunicado de seu gabinete.

"Não estamos envolvidos na guerra na Síria. Mas, repito, se alguém tentar prejudicar os cidadãos israelenses, a Tsahal (Exército israelense) responderá com força", ressaltou em sua mensagem.



Ele afirmou ainda, como havia feito na quarta-feira, que a população israelense "não tem nenhuma razão para mudar sua rotina".

O presidente israelense, Shimon Peres, afirmou nesta quinta-feira que Israel não está envolvido nos eventos na Síria, apesar de enfatizar que, em caso de ameaça, o Estado hebreu não hesitará em responder.

"Israel não está, e jamais esteve, envolvido nos combates na Síria, mas se alguém tentar nos causar danos, responderemos com todas as nossas forças", advertiu o presidente em um comunicado.

Há vários dias Israel se prepara para fazer frente a possíveis repercussões em sua fronteira no caso de uma intervenção estrangeira na Síria.

"Israel tem um exército forte, moderno e poderoso e um sistema de defesa que nunca foi tão avançado", acrescentou Peres.

Segundo ele, a situação na Síria não é um "incidente local", e sim um "crime contra a Humanidade".

A imprensa israelense também pediu calma e usou o slogan "Keep calm and carry on" para tranquilizar a população.

O gabinete de segurança de Israel autorizou na quarta-feira uma convocação limitada de reservistas e reforçou seu sistema de defesa na fronteira com a Síria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação