Mundo

Filho do presidente do Suriname extraditado por narcotráfico

Extradição de Dino Bouterse ocorre no mesmo dia da abertura da cúpula dos chefes de Estado da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), em Paramaribo, na qual Desi Bouterse assumiu a presidência temporária do bloco

Agência France-Presse
postado em 30/08/2013 20:18
NOVA YORK - Dino Bouterse, filho do presidente do Suriname, Desi Bouterse, foi extraditado do Panamá para os Estados Unidos por tráfico de drogas e armas, informou nesta sexta-feira (30/8) a promotoria federal de Manhattan.

A extradição de Dino Bouterse ocorre no mesmo dia da abertura da cúpula dos chefes de Estado da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), em Paramaribo, na qual Desi Bouterse assumiu a presidência temporária do bloco.

"No dia 29 de agosto de 2013 as autoridades panamenhas detiveram Dino Bouterse na República do Panamá e o entregaram às autoridades dos Estados Unidos, onde é acusado de ;conspirar para trazer cocaína aos Estados Unidos".


Dino Bouterse será apresentado ainda nesta sexta-feira ao juiz federal de Manhattan, destacou a promotoria.

As acusações contra Dino Bouterse são passíveis de prisão perpétua.

Dino Bouterse, 40 anos, foi condenado a oito anos de prisão no Suriname em 2005, por liderar uma quadrilha de tráfico de armas e drogas; mas saiu da cadeia em 2008 por bom comportamento.

Após sua libertação, Dino foi nomeado pelo pai diretor da Unidade Antiterrorista do Suriname.

O presidente Bouterse é um ex-golpista protegido por uma lei de anistia e imunidade presidencial no processo por executar opositores. Também foi condenado à revelia na Holanda, em 1999, por tráfico de drogas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação