Mundo

Ministros árabes das Relações Exteriores vão discutir conflito na Síria

A perspectiva é de um possível ataque militar pelos Estados Unidos e França

Agência France-Presse
postado em 31/08/2013 09:13
Cairo - Os ministros árabes das Relações Exteriores vão se reunir no domingo no Cairo para discutir o conflito na Síria, na perspectiva de um possível ataque militar pelos Estados Unidos e a França, que acusam o regime de matar centenas de pessoas em um ataque químico.

O número dois da Liga Árabe, Ahmed Ben Helli, indicou neste sábado que esta reunião, prevista para terça-feira, foi adiantada para este domingo em razão dos últimos acontecimentos.

Leia mais notícias em Mundo


Terça-feira, os delegados permanentes da Liga Árabe atribuíram ao regime sírio a "total responsabilidade" pelo suposto ataque químico nos arredores de Damasco em 21 de agosto, que provocou protestos internacionais e levou vários países a considerarem ataques contra a Síria.

[SAIBAMAIS]O secretário de Estado americano, John Kerry, citou na sexta-feira a organização pan-árabe entre os potenciais aliados para uma ação militar, enquanto muitos países, incluindo três membros do Conselho de Segurança da ONU -Grã-Bretanha, China e Rússia- se opõem.

No entanto, países influentes da Liga Árabe, como o Egito, Argélia, Iraque, Líbano e Tunísia, manifestaram-se contra uma intervenção militar estrangeira.

O oposição síria e países ocidentais acusam o regime de Bashar al-Assad de matar centenas de pessoas fazendo uso de gás tóxico em 21 de agosto.

Damasco, por sua vez, acusa os rebeldes de usar armas químicas.

O país está em guerra desde março de 2011. Mais de 100 mil pessoas morreram no conflito, que valeu a exclusão do regime da Liga Árabe no final de 2011.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação