Mundo

Oposição síria pede intervenção militar internacional "ampla e forte"

O presidente da coligação, Ahmad Yarba, disse que %u201Co mundo tem que responder de forma decisiva ao uso de armas químicas pelo regime sírio

postado em 31/08/2013 12:22
Cairo ; A Coligação Nacional Síria, principal grupo da oposição ao presidente Bashar Al Assad, apelou hoje (31) à comunidade internacional em defesa de uma intervenção militar ;ampla e forte;, que reduza a capacidade bélica do regime de Damasco.

Em comunicado, o presidente da coligação, Ahmad Yarba, disse que ;o mundo tem que responder de forma decisiva ao uso de armas químicas pelo regime;. Yarba também pediu que se "neutralize o perigo que o regime representa para o povo sírio e para a paz e a segurança regionais", de forma a evitar novos ataques com armas não convencionais.

[SAIBAMAIS]Depois de 29 meses de ;inatividade;, a comunidade internacional tem a obrigação moral de parar o uso ;da violência excessiva e indiscriminada;, acrescentou o dirigente oposicionista.

Os serviços de segurança sírios esperam um ataque militar contra o seu território ;a qualquer momento;, mas dizem que o país está pronto para responder.

Leia mais notícias em Mundo


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse ontem (30) que ainda não tomou uma ;decisão final; sobre um possível ataque à Síria, mas admitiu uma ação ;limitada; contra o regime de Bashar Al Assad pelo uso de armas químicas.

Afirmando que o uso dessas armas ameaçaria a segurança nacional norte-americana, Obama insistiu que o mundo não pode aceitar que mulheres e crianças sejam atingidas por gases tóxicos. Ele fez a declaração após tomar conhecimento de um relatório dos serviços secretos, segundo o qual 1.429 pessoas morreram, entre as quais 426 crianças num ataque atribuído ao regime sírio nos arredores de Damasco, a 21 de agosto.

Obama, que falou na Casa Branca antes de participar de encontro com os chefes de governo dos países bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia), condenou igualmente ;a impotência; do Conselho de Segurança das Nações Unidas perante a questão síria, uma vez que a Rússia, um forte aliado de Damasco, bloqueou qualquer intervenção.

O presidente norte-americano apelou, por fim, ao mundo para que não fique paralisado perante a situação na Síria, numa reação à rejeição pelo Parlamento britânico de uma participação de Londres numa eventual intervenção armada contra o regime de Bashar Al Assad.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação