Mundo

Berlim recebe refugiados sírios e pede colaboração da Europa

Em março, Berlim aceitou acolher 5.000 refugiados sírios que precisam de uma "proteção particular"

Agência France-Presse
postado em 11/09/2013 17:59
Hanôver - A Alemanha, que se nega a intervir militarmente na Síria, recebeu nesta quarta-feira (11/9) a primeira leva de refugiados sírios - de um contingente total de 5.000 pessoas - e estimulou os demais países europeus a fazer o mesmo.

"Precisamos de uma resposta europeia. A Alemanha está mostrando o caminho", declarou o ministro alemão do Interior, Hans-Peter Friedrich, que foi ao aeroporto de Hanover (norte) receber esse grupo de 107 pessoas.

[SAIBAMAIS]Em março, Berlim aceitou acolher 5.000 refugiados sírios que precisam de uma "proteção particular", e que se beneficiarão, inicialmente, de uma permissão de estada de dois anos.



Segundo a porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), Melissa Fleming, trata-se, até agora, do mais importante programa de acolhida de sírios na Europa.

Desde 2011, mais de 18 mil solicitantes de asilo sírios foram recebidos na Alemanha, informou nesta quarta-feira o porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, em entrevista coletiva.

"Gostaríamos muito que os outros países europeus recebessem mais (sírios) e estamos tentando estimulá-los a fazer isso", completou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação