Mundo

Republicanos são homens de 'Neanderthal', de acordo com Joe Biden

O vice-presidente dos EUA discursou em uma recepção para comemorar o aniversário de uma lei destinada a lutar contra a violência contra as mulheres

Agência France-Presse
postado em 13/09/2013 12:48
Biden, de 70 anos, é conhecido por uma espontaneidade ao falar, o que às vezes o coloca em situações embaraçosasWashington - O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, famoso pelas gafes, comparou os legisladores republicanos eleitos com os homens de Neanderthal, em um discurso em Washington. Biden falou na noite de quinta-feira (12/9) no Observatório Naval, a residência oficial do vice-presidente em Washington, em uma recepção para comemorar o aniversário de uma lei destinada a lutar contra a violência contra as mulheres.

Este texto, que Biden havia escrito e defendido há 19 anos, quando era senador, foi renovado neste ano, mas apenas depois de uma longa batalha no Congresso, especialmente na Câmara de Representantes, dominada pelos republicanos. "Vou dizer algo escandaloso", disse Biden, depois de reconhecer ter ficado estupefato com o fato de a renovação da lei ter sido alvo de debate. "Ainda tínhamos que lutar? Lutamos por uma renovação?", perguntou indignado.



Depois atribuiu a responsabilidade deste bloqueio a "esta espécie de grupo de Neanderthal" na Câmara. Biden, de 70 anos, é conhecido por uma espontaneidade ao falar, o que às vezes o coloca em situações embaraçosas.

No dia 23 de março de 2010, quando o presidente Barack Obama promulgou a reforma do Medicare, o vice-presidente sussurrou em seu ouvido: "É um puta acordo", uma palavrão que, captado por um microfone próximo, causou muita polêmica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação