Mundo

Novo primeiro-ministro australiano anuncia fim da taxa de carbono

O líder de governo de direita solicitou imediatamente ao gabinete que trabalhe para derrubar a legislação, uma das promessas de campanha

Agência France-Presse
postado em 18/09/2013 09:28
Novo primeiro-ministro conservador Tony Abbott participa da primeira reunião na Sala do Gabinete do ParlamentoCamberra - O novo primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, anunciou nesta quarta-feira (18/9) o fim da taxa carbono, instaurada ano passado pelos trabalhistas para reduzir as emissões poluentes do país. Abbott, líder de um governo de direita, vitorioso nas eleições legislativas de 7 de setembro e que assumiu o cargo nesta quarta-feira (18/9), solicitou imediatamente ao gabinete que trabalhe para derrubar a legislação da taxa carbono, uma de suas promessas de campanha.

"Seremos um governo funcional que obedeça a valores e não a ideologias", prometeu. Há alguns anos, Abbott chamou de "imbecilidade total" a atribuição do aquecimento global à atividade humana. Abbott quer substituir a taxa carbono por incentivos financeiros às empresas que desejam melhorar o balanço energético, além de assumir um compromisso de plantar 20 milhões de árvores.



Os trabalhistas pretendiam substituir a taxa carbono em 2015 por um sistema de troca de cotas de emissões de gás carbônico. A Austrália é um dos principais emissores de CO2 por habitante.

[SAIBAMAIS]O país é cenário há alguns anos de uma verdadeira febre de mineração, com a explosão dos preços das matérias-primas, provocada sobretudo pelo crescimento da China. Os principais grupos do setor, Rio Tinto, BHP Billiton ou Glencore Xstrata, exploram na Austrália minas gigantes de carvão, cobre e minério de ferro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação