Mundo

Papa Francisco considera a Igreja muito "vaticano-cêntrica" em entrevista

O pontífice também revelou que no dia em que foi eleito considerou por breves instantes a possibilidade de rejeitar o cargo

Agência France-Presse
postado em 01/10/2013 08:04
Papa Francisco celebra missa na Praça São Pedro, no Vaticano

Cidade do Vaticano -
O papa Francisco chamou a Igreja Católica de "muito vaticano-cêntrica" em uma entrevista ao jornal italiano La Repubblica, na qual também revelou que no dia em que foi eleito considerou por breves instantes a possibilidade de rejeitar o cargo de pontífice.

Francisco declarou que a Igreja "é muito vaticano-cêntrica" na entrevista concedida ao fundador do jornal La Repubblica, Engenio Scalfari, antes do encontro, de terça-feira a quinta-feira, de um conselho no qual o papa se reunirá com oito cardeais de cinco continentes para tratar as reformas da Igreja.



O pontífice pediu à Igreja que se comprometa mais com o mundo moderno e afirmou que "os chefes da Igreja geralmente têm sido narcisistas, amantes da adulação e excitados de forma negativa por seus cortesãos". "A corte é a lepra do papado", declarou Francisco. Ele explicou que apesar da cúria (governo da Igreja) não ser propriamente uma corte, existem "cortesãos".

[SAIBAMAIS]O papa também revelou que depois de ter sido eleito líder da Igreja Católica em março, considerou por alguns instantes a possibilidade de rejeitar o posto. "Antes de aceitar, pergunteis se poderia retirar-me por alguns minutos para um quarto anexo ao da varanda sobre a praça. Senti muita ansiedade", disse. "Fechei os olhos e todos os pensamentos desapareceram. Inclusive o de rejeitar a designação. Em algum momento, uma grande luz me preencheu. Durou um momento, mas pareceu muito tempo", completou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação