Mundo

Confrontos com budistas deixam cinco muçulmanos mortos em Mianmar

Os ataques às casas de muçulmanos começaram no fim de semana passado depois de um incidente entre um motorista budista e um muçulmano

Agência France-Presse
postado em 02/10/2013 09:12
Thandwe - Cinco muçulmanos morreram na terça-feira (1;/10) na região oeste de Mianmar em confrontos com budistas, informou nesta quarta-feira (2/10) uma fnte policial. "O balanço aumentou para cinco mortos, quatro homens e uma mulher. Eram todos muçulmanos da etnia kaman", precisou.

Mulher caminha entre restos de casas queimados na aldeia de Shwe Lay, Thandwe em Rakhine
Uma fonte kaman da mesma região falou do mesmo número de mortes. Na véspera, uma idosa morreu nos confrontos entre budistas e muçulmanos na mesma região, onde várias casas foram incendiadas. Os ataques às casas de muçulmanos começaram no fim de semana passado depois de um incidente entre um motorista budista e um muçulmano da minoria kaman, um dos grupos étnicos oficialmente reconhecidos pelo Estado birmanês.



O estado de Rakhine foi cenário, em 2012, de duas ondas de violência entre budistas da minoria étnica rakhine e muçulmanos da minoria apátrida dos Rohingyas, que causaram mais de 200 mortos e 140 mil deslocados. Os muçulmanos costumam ser alvo da violência, avivada por campanhas de monges budistas radicais. Mianmar é um país de maioria budista com 4% da população muçulmana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação