Mundo

Estilista Marc Jacobs deixa a marca Louis Vuitton, diz jornal americano

Ele deixa a empresa para dedicar-se aos próprios negócios e está preparando a entrada na Bolsa de sua própria marca

Agência France-Presse
postado em 02/10/2013 09:57
O estilista Marc Jacobs trabalhou 16 anos na Louis VuittonParis - Após meses de rumores, o estilista americano Marc Jacobs deixou a direção criativa da maison de luxo Louis Vuitton, que ocupava há 16 anos, para dedicar-se à sua própria marca. A notícia - divulgada na manhã desta quarta-feira (2/10) pelo presidente do grupo de luxo LVMH Bernard Arnault à "bíblia" da moda, o jornal americano Women;s Wear Daily (WWD) -, coincidiu com o desfile de Jacobs para primavera-verão 2014 da Louis Vuitton no último dia da Semana de Moda de Paris.

"Jamais digo adeus", disse Jacobs no final do desfile, enquanto as modelos tiravam as roupas e os penteados adornados com imensas plumas pretas. A cenografia sombria do desfile e a coleção toda em preto não deixaram dúvidas de que este era seu último desfile para Louis Vuitton, a marca mais lucrativa do número 1 do luxo mundial LVMH.

Em uma nota aos convidados, que aplaudiram de pé seu desfile, Jacobs agradeceu às mulheres que o inspiraram durante esses 16 anos em que começou do zero a linha de moda da famosa empresa de acessórios de couro. O estilista citou a cantora francesa Edith Piaf e a supermodelo britânica Kate Moss, sua grande amiga e musa, que desfilou para ele muitas vezes, a última na temporada passada.

Também figuravam na lista de criadoras Coco Chanel e Vivienne Westwood, a diretora de cinema americana Sofia Coppola, as cantoras Jane Birkin, Juliette Gréco e Barbra Streisand e a atriz francesa Catherine Deneuve, cujo "estilo, imaginação, criatividade... mudaram nossa paisagem", escreveu Jacobs. O talentoso estilista de 50 anos também agradeceu a Arnault e a seu sócio Robert Duffy, que confirmaram ao WWD que Jacobs deixa a Vuitton para dedicar-se a seus negócios e está preparando a entrada em Bolsa de sua própria marca.



"Para Bernard e Robert. Todo meu amor. Sempre", dizia a dedicatória no release do desfile. Jacobs continuará trabalhando com ambos, já que a propriedade da marca Marc Jacobs, que desfila nas passarelas dee Nova York, é compartilhada com o grupo LVMH, Robert Duffy e o próprio estilista.

A longevidade de Jacobs na maison Vuitton é bastante excepcional no mundo da moda, onde estilistas parecem brincar de dança das cadeiras. Segundo uma fonte entrevistada pela AFP, o último contrato do estilista americano com a marca de luxo francesa teria apenas um ano de duração.

Esse contrato expiraria em algumas semanas, o que alimentou os rumores da partida de Jacobs da marca que dirigia desde 1997. A marca, famosa por suas bolsas e sua logomarca LV, vale hoje cerca de 7,5 bilhões de euros em negócios, ou seja, o dobro da italiana Gucci (3,6 bilhões em 2012), propriedade do grupo de luxo rival Kering (ex-PPR).

A Louis Vuitton multiplicou suas vendas em dez vezes em apenas uma década. O sucessor de Marc Jacobs ainda não foi divulgado, mas rumores persistentes falam de Nicolas Ghesqui;re, que saiu da Balenciaga (grupo Kering) em novembro de 2012, após 15 anos de colaboração.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação