Mundo

Manifestação de apoio a Kirchner reúne milhares em Buenos Aires

Agência France-Presse
postado em 17/10/2013 20:55
Buenos Aires - Milhares de pessoas se concentraram na noite desta quinta-feira na Praça de Maio, diante da Casa Rosada, para apoiar a presidente Cristina Kirchner, que se recupera de uma cirurgia para retirar um hematoma da cabeça, a exatamente dez dias das eleições legislativas no país.

"Força, Cristina", foi o slogan da manifestação convocada pelas redes sociais por jovens ligados a "Unidos e Organizados", grupo cujo principal integrante é La Cámpora, organização fundada por Máximo Kirchner, filho mais velho da presidente.

O ato coincide com o ;Dia da Lealdade;, que comemora o 17 de outubro de 1945, quando milhares de trabalhadores foram às ruas para exigir a libertação de Juan Perón, preso na ilha Martín García, que depois presidiu a Argentina em três ocasiões (1946-52, 1952-55 e 1973-1974) e marcou profundamente a política do país.

Devido à ausência de Kirchner, que se recupera na residência oficial de Olivos, a manifestação não teve oradores, mas imagens da presidente, de seu finado marido, o ex-presidente Néstor Kirchner, e de Peron foram exibidas em um telão.

As pesquisas apontam a derrota do governo nos grandes distritos do país, mas Kirchner deve manter a maioria no Congresso devido à renovação parcial e à vitória nas eleições de 2011, nas quais obteve 54% dos votos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação