Mundo

Primeiro-ministro italiano pede aos europeus que lutem contra os populismos

Enrico Letta pede grande batalha política e cultural

Agência France-Presse
postado em 26/10/2013 12:58
Paris - O primeiro-ministro italiano, Enrico Letta, pediu neste sábado (26/10), em Paris, aos europeus que liderem uma "grande batalha política e cultural" contra os populismos, a seis meses das eleições europeias. "O que vejo é que os partidários da Europa dos populismos são teimosos e lideram a batalha", disse Letta na Universidade Sorbonne, ao lado do ministro da Economia da França, Pierre Moscovici, do comissário europeu de Mercado Interno, Michel Barnier, e do primeiro-ministro letão, Valdis Dombrovskis.


"E nós, estamos ali, tímidos, e é impossível travar uma grande batalha política e cultural europeia sendo tímidos", afirmou em uma conferência organizada pela plataforma de debate EuropaNova. "Temos que afirmar: a Europa foi tomada como bode expiatório da crise. Mas é a falta de Europa a causa da crise, não é a Europa", completou.

Letta defendeu a "entrada a partir das eleições europeias do mês de maio em uma legislatura europeia de crescimento, que deixe para trás a legislatura europeia da austeridade". "Falo de um crescimento sério, baseado em orçamentos sérios", disse. Letta anunciou há algumas semanas um projeto de orçamento para 2014 que prevê "menos gastos públicos, menos dívida e menos impostos", o que, segundo ele, deveria apoiar a recuperação econômica esperada até o fim do ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação