Mundo

Após tsunami de 2011, empresas japonesas geram a própria eletricidade

O resultado são fábricas que podem continuar a produção, embora a corrente externa fique interrompida por tremores de terra que regularmente sacodem a região

Agência France-Presse
postado em 28/10/2013 10:42

No Nordeste do Japão, devastado pelo terremoto seguido de tsunami em março de 2011, uma fábrica da Toyota gera a própria eletricidade, ainda com a lembrança fresca do grande apagão que paralisou a região. A usina de montagem que esta empresa tem em Ohira, pequena cidade do município de Miyagi, onde 1.200 operários montam anualmente 120 mil veículos Corolla e Yaris, conta com um sistema de eletricidade gerada pela própria fábrica.

À primeira vista é difícil imaginar que estas instalações foram duramente castigadas, pouco depois de sua inauguração, pelo grande terremoto de magnitude 9 que abalou todo o município. Só uma pesada porta de hangar entreaberta dá testemunho de que naquele 11 de março, toda a fábrica ficou paralisada. Primeiro pelas medidas de precaução, depois porque a corrente elétrica ficou cortada durante uma semana, tanto na fábrica quanto no resto da localidade.

Nada se perde


Uma vez passada a crise, "decidimos produzir nossa própria eletricidade", contou à AFP Toshiyuki Nonaka, encarregado da fábrica. Atualmente, cerca de 70% da eletricidade necessária para as instalações é fornecida por uma pequena usina a gás de 7.800 quilowatts. E nada - ou quase nada - se perde: a central é equipada com um sistema que usa o calor produzido para secar a pintura das carrocerias e a água em ebulição dos radiadores serve para aquecer uma estufa onde crescem pimentas exploradas pela empresa Toyota Tsusho.

O resultado é uma fábrica que pode continuar a produção, embora a corrente externa fique interrompida por um dos tremores de terra que regularmente sacodem a região. "Geramos eletricidade de emergência para nós, mas também para as empresas dos arredores e para o povo", explicou Makoto Sogo, um encarregado da empresa.



Esta produção privada faz parte de uma "comunidade energética" que está conectada à companhia elétrica regional, a Tohoku Electric Power, à qual alivia de parte da carga da rede elétrica e à qual poderia substituir parcialmente caso forea alguma interrupção. Masahiro Atobe, prefeito de Ohira, tem motivos para comemorar. "Em 2011, a vida diária parou aqui. Queremos evitar a todo custo que esta situação se repita", disse.

"Depois de 2011, todo mundo se deu conta da necessidade de gerir sua própria energia em certa medida, pois até então, o país dependia totalmente das (grandes) companhias", destacou Takanobu Aikawa, do Departamento de Energia da Mitsubishi UFJ Research and Consulting.

Mudança energética radical ;daqui a dez anos;


Os concorrentes da Toyota também apontam nesta direção. A Mitsubishi Motors equipou no ano passado a fábrica de motores que tem em Kioto (oeste) de uma miniusina de gás, a pedido de uma companhia regional de eletricidade. A montadora, inaugurada em julho passado pela Honda em Yorii (Noroeste de Tóquio) é coberta por painéis solares com capacidade total de 2.600 kw e dispõe também de uma usina a gás.

Outra solução que parece ir de vento em popa para reduzir o risco de corte de eletricidade é diversificar os fornecedores, algo que é possível desde que pôs fim ao monopólio da produção energética desde o final dos anos 1990. A Nissan começou este ano a se beneficiar desta possibilidade em quatro de suas fábricas, entre elas a de Tóquio. "Infelizmente, não existem estatísticas sobre esta produção ;fora das companhias oficiais;", lamentou Aikawa. "Mas as mudanças que começaram a acontecer não vão parar e eu prevejo que a situação energética do Japão terá mudado radicalmente daqui a dez anos", acrescentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação