Mundo

Vaticano organiza cúpula de cardeais para fevereiro

Este grande encontro do catolicismo será antecedido nos dias 17 e 18 de fevereiro por uma reunião do G8

Agência France-Presse
postado em 29/10/2013 16:05

Desta vez, o Papa deverá abordar, entre outros temas, a reforma que está realizando na Cúria

Cidade do Vaticano - O Papa Francisco reunirá em consistório os cardeais do mundo inteiro em fevereiro para realizar uma grande reunião de trabalho seguida da nomeação de novos cardeais, informou nesta terça-feira (29/10) a agência de informações sobre o Vaticano I.MEDIA.

Este grande encontro do catolicismo será antecedido nos dias 17 e 18 de fevereiro por uma reunião do G8, o novo "conselho dos cardeais" restrito encarregado de aconselhar o Papa.

Jorge Mario Bergoglio convocará em seguida nos dias 19 e 20 de fevereiro, todo o colégio cardinalício a portas fechadas para um consistório extraordinário de trabalho. Presidirá, nos dias 21 e 22 de fevereiro, um consistório ordinário para a nomeação de novos cardeais, segundo a I.MEDIA. O último consistório extraordinário remonta a fevereiro de 2012. Bento XVI consagrou então esta reunião à nova evangelização.

Leia mais notícias em Mundo

Desta vez, o Papa deverá abordar, entre outros temas, a reforma que está realizando na Cúria. Em meados de fevereiro, o colégio cardinalício contaria com um máximo de 201 membros, entre eles 106 eleitores. Francisco disporá então de 14 cargos cardinalícios para conceder se quiser respeitar o número de 120 cardeais eleitores fixado pelo Papa Paulo VI (1963-1978).

No entanto, como fizeram seus antecessores, poderá ultrapassar o número previsto. O último consistório para a criação de cardeais remonta a novembro de 2012. Bento XVI promoveu seis não europeus para corrigir a tendência manifestada nove meses antes com a criação de 12 cardeais europeus com menos de 80 anos de um total de 18.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação