Mundo

Quatro ex-reféns franceses do Níger pela Al-Qaeda chegam a Paris

Entre 20 e 25 milhões de euros foram pagos para obter a libertação. As autoridades francesas, no entanto, negam o pagamento de resgate

Agência France-Presse
postado em 30/10/2013 10:13
Paris - O avião que transportou do Níger os quatro franceses libertados na terça-feira (29/10), depois de três anos como reféns da Al-Qaeda no Magreb Islâmico (AQMI), pousou nesta quarta-feira (30/10) às 11h45 (8h45 de Brasília) no aeroporto militar de Villacoublay (periferia de Paris). Acompanhados desde Niamey pelos ministros das Relações Exteriores e da Defesa, Laurent Fabius e Jean-Yves Le Drian, respectivamente, os reféns serão recebidos por suas famílias e pelo presidente François Hollande.

Thierry Dol, Daniel Larribe, Pierre Legrand e Marc Féret foram libertados na terça-feira (29) pelos sequestradores da AQMI. Segundo uma fonte ligada aos negociadores nigerinos, entre 20 e 25 milhões de euros foram pagos para obter sua libertação. As autoridades francesas, no entanto, negaram o pagamento de resgate. "Pagaram entre 20 e 25 milhões de euros para obter a libertação dos reféns franceses", declarou a fonte.



O valor pagou os sequestradores e os intermediários que desempenharam um papel importante na libertação, segundo a mesma fonte. A fonte não revelou a procedência do dinheiro e a França negou o pagamento. O jornal Le Monde, que cita uma fonte francesa a par dos detalhes da operação, afirma que mais de 20 milhões de euros foram pagos pela libertação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação